Seja bem-vindo ao CKC

Regulamento Itália 2020

O campeonato amador individual de kart organizado pelo CKC – Clube Kart Campinas (RMC) tem como finalidade proporcionar aos amantes de velocidade e do automobilismo a possibilidade de participar de um campeonato voltado para o mundo do kart amador, com organização e estrutura suficientes para o bom andamento durante o ano.

I – RANKING NACIONAL PKI 2020

a) O CKC foi o 1º Campeonato Amador a integrar o PKI. e, em 2020, nossos campeonatos continuarão no PKI.

b) Só pontuará no Ranking Nacional PKI o piloto que participar do Campeonato Completo (todas as etapas).

II – ORGANIZAÇÃO

a) O evento será organizado pelo CKC – Clube Kart Campinas (KARTCAMPINAS.com.br).

b) Os organizadores NÃO SE RESPONSABILIZAM pelas condições dos karts, da pista e pela infra-estrutura, tanto interna como externa do local do evento e nem pelos objetos pessoais dos pilotos. GUARDE SEUS OBJETOS PESSOAIS EM LOCAL SEGURO (chaves, celular, dinheiro, carteira, etc).

c) São consideradas autoridades nas baterias:

1 – Os Diretores de Prova.
2 – Os Fiscais de Pista.

III – TRAÇADOS

a) Os traçados de cada etapa serão sugeridos pelo Kartódromo e/ou Organizadores do CKC.

b) Os traçados de cada etapa serão revisados e aprovados pelos Diretores de Prova.

IV – DEVERES e RESPONSABILIDADES DO PILOTO

a) O piloto tem OBRIGATORIEDADE de assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE na administração do Kartódromo ANTES DO INÍCIO DO BRIEFING DE SUA CATEGORIA. A falta de sua assinatura no Termo de Responsabilidade poderá acarretar na sua exclusão e/ou desclassificação da bateria.

b) Os pilotos devem OBRIGATORIAMENTE utilizar roupas e acessórios adequados para a prática do kartismo, para que protejam ao máximo sua integridade física. Na falta dos acessórios obrigatórios, o piloto poderá ser excluído durante a corrida e/ou punido pelos Diretores de Prova.

c) São acessórios obrigatórios:

1 – macacão ou calça+blusa longos;
2 – capacete integral;
3 – protetor de pescoço;
4 – luvas;
5 – sapatilha ou tênis fechado.

d) É OBRIGATÓRIO o uso de PROTETOR DE PESCOÇO no CKC. Caso o piloto não utilize esse acessório, será punido com uma advertência equivalente a MENOS 4 (quatro) pontos, e largará em ultimo no grid de largada. O modelo e marca do protetor de pescoço ficam a critério do piloto, desde que autorizado pelo Diretor de Prova.

e) O Kartódromo disponibiliza gratuitamente aos pilotos somente “Capacete, Balaclava e Macacão” mediante apresentação de um documento próprio. As luvas geralmente são vendidas. Não há disponibilidade e nem locação e/ou venda de protetores de pescoço.

f) No momento da entrega dos troféus no pódio, os pilotos devem estar com macacão ou camiseta CKC. Não serão tolerados atrasos por parte dos pilotos.

g) Os pilotos devem chegar ao kartódromo e apresentarem-se à organização do evento, no mínimo com 1 (uma) hora de antecedência do horário do Briefing de sua bateria (conforme cronograma do evento), para que todos os procedimentos sejam feitos sem atraso e com calma.

h) É OBRIGAÇÃO e RESPONSABILIDADE do piloto a conferência do seu lastro pessoal e do lastro do kart (assim como a solicitação de fixação do lastro do kart nos respectivos suportes), conforme sua pesagem prévia na organização.

i) A PESAGEM ao final de cada bateria é OBRIGATÓRIA PARA OS 6 PRIMEIROS COLOCADOS. A organização pode aleatoriamente pesar um, dois ou todos os pilotos, conforme decisão dos organizadores ou Diretores de Prova. A PESAGEM SERÁ OBRIGATÓRIA A TODOS OS PILOTOS somente no caso de união de categorias numa mesma bateria. A falta de peso ao final da bateria acarretará na DESCLASSIFICAÇÃO do piloto.

V – INSCRIÇÃO

a) Poderão se inscrever pessoas de ambos os sexos e com mais de 13 anos de idade (menores de 18 anos, somente mediante aprovação e presença do responsável e assinatura do termo de responsabilidade).

b) Só serão considerados PILOTOS INSCRITOS os que efetuarem o pagamento da Taxa de Inscrição e da Taxa da Etapa por Categoria. Os valores pagos NÃO SERÃO devolvidos em caso de desistência ou exclusão.

c) As informações contidas no cadastro do site são de uso exclusivo do CKC para divulgar os boletins informativos e controles internos, e não serão divulgadas. Todo piloto inscrito autoriza a divulgar suas imagens, vídeos, fotos e nome no site e/ou em qualquer veículo de comunicação e/ou mídias digitais/sociais que venham a divulgar o campeonato.

d) As vagas para as categorias serão preenchidas de acordo com a ordem de pagamento da taxa de inscrição. O evento contará com um máximo de 30 (trinta) pilotos por bateria ou conforme quantidade mínima necessária para realização da bateria do campeonato. A partir da 31ª inscrição, o piloto ficará em fila de espera até completar a quantidade necessária para realização do campeonato. A fusão ou divisão de baterias ficará sob decisão da organização.

VI – CAMPEONATO + ETAPAS

a) Em 2020 o CAMPEONATO EVOLUTION terá 11 (onze) etapas exclusivas no ITÁLIA KART, em Valinhos/SP, conforme calendário publicado no site do CKC.

b) As 11 etapas serão divididas em 2 fases: CLASSIFICATÓRIAS + PLAY-OFFS.

c) CLASSIFICATÓRIAS: a primeira fase do campeonato terá 7 (sete) etapas CLASSIFICATÓRIAS com OBRIGATORIEDADE de 1 (um) descarte de etapa (exceto desclassificação).

d) PLAY-OFFS: a segunda fase do campeonato terá 4 (quatro) etapas PLAY-OFFS com OBRIGATORIEDADE de 1 (um) descarte de etapa (exceto desclassificação).

e) CAMPEÃO: os BÔNUS da fase CLASSIFICATÓRIA serão SOMADOS aos pontos obtidos nos PLAY-OFFS para se chegar ao CAMPEÃO de cada categoria.

VII – DESCARTE

a) A etapa na qual o piloto for DESCLASSIFICADO (ex: bandeira preta, falta de peso, etc.), NÃO PODERÁ SER CONSIDERADA COMO DESCARTE.

b) O DESCARTE será aplicado na tabela de pontuação após a 2ª etapa (CLASSIFICATÓRIAS) e 9ª etapa (PLAYOFFS).

c) O piloto que for “DESCLASSIFICADO” NÃO PONTUARÁ NA ETAPA (0 ponto) e, caso levar alguma punição (advertência, “Stop and Go”, atraso, falta de logo ou camiseta CKC), terá esses pontos aplicados na pontuação geral, podendo ficar com pontuação negativa.

d) Para ser considerado DESCARTE, o piloto que faltar deve executar o pagamento da mensalidade das categorias que participa. Caso contrário, o sistema elimina automaticamente o piloto do campeonato.

VIII – VALORES

a) Os valores são divididos em:

1 – TAXA DE INSCRIÇÃO: no valor único de R$ 76,00 (setenta e seis reais) por categoria. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por Boleto Bancário. Neste valor serão acrescidos alguns centavos referentes ao código de cada categoria. Neste valor já estão inclusos: 1(uma) camiseta exclusiva CKC e 1(um) patch CKC para costurar em seu macacão (caso solicitado) e o boleto bancário.

• As inscrições realizadas até 25/12/2019 serão bonificadas com um BRINDE EXCLUSIVO CKC.
• Haverá um desconto de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) por inscrição realizada e paga até 08/01/2020 em cada categoria adicional, desde que num mesmo kartódromo.
• Haverá um desconto de R$ 20,00 (vinte reais) por inscrição realizada e paga após 08/01/2020 em cada categoria adicional, desde que num mesmo kartódromo.

2 – TAXA DA ETAPA POR CATEGORIA P/ PILOTO INSCRITO (SOMENTE PARA PAGAMENTO ANTECIPADO VIA BOLETO BANCÁRIO): no valor de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais) para cada etapa e por categoria. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por Boleto Bancário. Neste valor já estão inclusos: a corrida com os “Karts da frota de campeonato do kartódromo”, 5 (cinco) troféus aos vencedores, os 2(dois) diretores de prova, o fotógrafo, os organizadores, a mensalidade fixa mensal, e o boleto bancário. Os pilotos que desejarem realizar o pagamento ANTECIPADO de todas as etapas do ano, de uma única vez, no início do campeonato, haverá um desconto especial (favor entrar em contato através do e-mail: contato@kartcampinas.com.br).

3 – TAXA DA ETAPA POR CATEGORIA P/ PILOTO INSCRITO (PAGAMENTO NO DIA DO EVENTO): no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) para cada etapa e por categoria. Neste valor já estão inclusos: a corrida com os “Karts da frota de campeonato do kartódromo”, 5 (cinco) troféus aos vencedores, os 2(dois) diretores de prova, o fotógrafo, os organizadores, a mensalidade fixa mensal.

4 – MENSALIDADE FIXA POR CATEGORIA P/ PILOTO INSCRITO: no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por categoria. Essa mensalidade fixa destina-se à cobertura dos custos fixos do CKC, e para a manutenção da sua vaga e da sua pontuação no campeonato da respectiva categoria. Essa mensalidade será devida somente pelos pilotos que não forem participar da etapa (falta por algum motivo). O NÃO PAGAMENTO dessa mensalidade implicará automaticamente a EXCLUSÃO da pontuação do piloto na respectiva categoria. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente por Boleto Bancário.

5 – TAXA DA ETAPA POR CATEGORIA P/ PILOTO CONVIDADO (PAGAMENTO NO DIA DO EVENTO): no valor de R$ 175,00 (cento e setenta e cinco reais) para cada etapa e por categoria. Neste valor já estão inclusos: a corrida com os “Karts da frota de campeonato do kartódromo”, 5 (cinco) troféus aos vencedores, os 2(dois) diretores de prova, o fotógrafo, os organizadores.

IX – CATEGORIAS + PESOS MÍNIMOS

a) Em 2020, o CKC&ITÁLIA terá 5 (cinco) categorias, sendo 5 (cinco) aos Domingos (período da manhã) e 2 (duas) às Quartas-Feiras (a noite). As categorias serão as seguintes:

1 – DOMINGO – PRINCIPAL EVOLUTION: Os pilotos serão lastreados em 85kg no mínimo.
2 – DOMINGO – PESADOS EVOLUTION: Os pilotos serão lastreados em 105kg no mínimo.
3 – DOMINGO – NOVATOS EVOLUTION: Os pilotos serão lastreados em 90kg no mínimo. Só poderá se inscrever nesta categoria pilotos que nunca participaram de campeonato amador de kart organizado por qualquer clube. No caso de a organização detectar alguma irregularidade neste critério, o piloto poderá ser transferido para outra categoria com a pontuação zerada, ou poderá ser excluído do campeonato.
4 – QUARTA NOTURNO – PRINCIPAL EVOLUTION: Os pilotos serão lastreados em 85kg.
5 – QUARTA NOTURNO – PESADOS EVOLUTION: Os pilotos serão lastreados em 105kg.

X – LASTRO

a) Para todas as categorias os pilotos serão lastreados conforme o item IX desse regulamento, incluindo na somatória do peso todos os acessórios do piloto (capacete, luvas, balaclava, protetor de pescoço, protetor de costela, pesos pessoais, pesos no kart).

b) O Kartódromo disponibilizará 15kg por piloto (em barras com múltiplos de 5kg). O peso excedente deverá ser providenciado pelo piloto e ser aprovado pela organização. Ex: o piloto da categoria PRINCIPAL que pesar, com equipamento 75kg então o piloto necessita de 10 kg de lastro (para chegar aos 85 kg).

c) Para pilotos que correrem em baterias consecutivas, no momento da pesagem da segunda bateria, o peso da bateria anterior será replicado. Caso o piloto queira diminuir ou aumentar esse peso, deverá avisar a organização antes da saída dos boxes da segunda bateria.

d) Os primeiros 6 colocados de cada bateria serão repesados após o término da corrida para checagem. Quando a bateria for unificada em 2 categorias, todos os pilotos serão obrigatoriamente repesados.

e) O piloto que estiver abaixo do peso mínimo (da sua categoria) será desclassificado, não existindo tolerância alguma. Ex: piloto da PRINCIPAL que estiver com peso de 84,999kg ou menos será DESCLASSIFICADO.

f) Se o piloto não se encaminhar IMEDIATAMENTE à repesagem, logo após o término da corrida, será DESCLASSIFICADO.

g) É proibido ao piloto se hidratar ou se molhar antes da pesagem e liberação final dos organizadores.

h) O piloto que realizar a tomada de tempo sem lastro largará em ultimo e terá que completar seu peso.

i) O piloto que perder seu lastro durante a corrida será DESCLASSIFICADO.

XI – SORTEIO E TROCA DE KARTS

a) Os karts serão sorteados no dia da corrida por meio de sistema de “globo de bingo” e/ou sistema computadorizado com presença de pilotos para a auditoria do sorteio;

b) Não é permitida a troca de Kart na tomada de tempo; O piloto só poderá entrar nos boxes para trocar de kart após a qualificação. A entrada nos boxes para a troca de kart após a bandeirada de término de qualificação somente poderá ocorrer caso haja um problema mecânico com o kart, e o mesmo seja identificado e/ou autorizado por mecânico do Kartódromo; O piloto que trocar de kart largará em ÚLTIMO no grid; Ao sair e entrar no box, o piloto que não respeitar as indicações de parada e de saída de dentro do box, será punido com MENOS 5 PONTOS. Exemplo: piloto que furar a fila de karts organizada para saída do Box, piloto que ao parar no Box para troca de kart não respeitar a indicação do local de parada (indicação feita pela organização), piloto que ao sair do box para entrar na pista passar pela faixa branca. PORTANTO: Conduzir o kart com cuidado e diminuir a velocidade ao entrar nos boxes respeitando a entrada e saída assim como as indicações de parada da organização;

XII – CATEGORIAS: DOMINGO >>> PRINCIPAL + PESADOS + NOVATOS e QUARTA NOTURNO >>> PRINCIPAL + PESADOS

a) PRÉ-CORRIDA: Assinatura do Termo de Responsabilidade + Pesagem + Briefing + Sorteio de Karts ;

b) CORRIDA (DUAS BATERIAS): 25 (vinte e cinco) minutos divididos em duas baterias.

BATERIA 1 = 10 (dez) minutos +
BATERIA 2 = 15 (quinze) minutos
;

c) BATERIA 1:

1 – B.1 > TOMADA DE TEMPO: SUPERPOLE (1 volta rápida); Não é permitida a troca de Kart na tomada de tempo (somente em caso de quebra/falha e liberação diretor de prova). Quando esta escrita no regulamento que “NÃO é permitido a troca”, então obviamente não pode e não se faz necessário ficar colocando empecilhos ou encontrando maneiras para se dar bem. NÃO é NÃO. A categoria foi feita justamente para que o piloto tenha dificuldades à enfrentar;
2 – B.1 > FORMAÇÃO GRID: Lado a Lado (fila dupla), seguindo a ordem de classificação na Tomada de Tempo;
3 – B.1 > LARGADA: Largada Parada com karts Lado a Lado;
4 – B.1 > CORRIDA: 10 (dez) minutos de corrida, com a OBRIGATORIEDADE de execução de 1 (uma) passagem pela JOKERLAP (traçado alternativo de pista);
5 – B.1 > JOKERLAP: É obrigatória e deverá ser realizada entre a segunda e a penúltima volta válida (PROIBIDO na primeira ou última volta). A Direção de Prova NÃO informará aos pilotos quando será a última volta;
5 – B.1 > PONTUAÇÃO: Após os 10 minutos de corrida, será finalizada a primeira bateria com bandeira quadriculada. Os pilotos receberão sua pontuação conforme ordem de chegada na Bateria 1;

d) BATERIA 2:

1 – B.2 > FORMAÇÃO GRID: Manter os karts nas posições de chegada da Bateria 1, para a formação do grid de largada da Bateria 2;
2 – B.2 > INVERSÃO DO TRAÇADO: Os pilotos permanecerão nos mesmos karts da Bateria 1; Neste momento todos os pilotos deverão continuar na pista “bem devagar” onde será indicado o ponto para inverter o traçado. Junta-se novamente o pelotão em fila indiana e faz a relargada;
3 – B.1 > LARGADA: Largada Lançada em fila simples indiana;
4 – B.2 > CORRIDA: 15 (quinze) minutos de corrida, com a OBRIGATORIEDADE de execução de 1 (um)  PITSTOP (ATIVAÇÃO DE SEMÁFORO E TROCA OBRIGATÓRIA DE KART);
5 – B.2 > PITSTOP: É obrigatório e deverá ser realizado entre a segunda e a penúltima volta válida (PROIBIDO na primeira ou última volta). A Direção de Prova NÃO informará aos pilotos quando será a última volta; O procedimento de PitStop começa ao verificar se o semáforo está verde; apertar o botão (neste momento o sinal fica vermelho); executa a troca de kart (sai do seu kart e senta no kart da frente); aguardar liberação (sinal verde); voltar para a corrida. Para isso teremos uma equipe do staff no local verificando as paradas e realizando as anotações e a cronometragem também estará atenta ao tempo de volta. Caso o piloto ERRE o botão, COLIDA no equipamento ou DERRUBE, ele deve voltar para a pista, dar MAIS UMA VOLTA e depois executar sua parada corretamente (além da penalização do dobro do tempo do equipamento). Não é permitido outro piloto ficar parado (fila de espera) aguardando o sinal ficar verde para fazer o pit. O piloto deve montar sua estratégia para o momento ideal de fazê-lo;
6 – B.2 > PONTUAÇÃO: Após os últimos 15 minutos de corrida, será finalizada a segunda bateria com bandeira quadriculada. Os pilotos receberão sua pontuação conforme ordem de chegada na Bateria 2.

f) PÓDIO: O pódio será formado pela ORDEM DE CHEGADA DA BATERIA 2;

g) PÓS- CORRIDA: Repesagem + Pódio

XIII – PONTUAÇÃO APÓS QUEBRA OU FALHA OU ACIDENTE

a) O piloto deve completar 75% (18 MINUTOS) de corrida para conseguir pontuar na etapa;

b) Em caso de acidente, ou quebra ou falha do kart, o piloto deverá retornar aos boxes com seu sensor, sortear um novo kart e retornar à pista para concluir a prova antes da bandeirada final. O piloto pontuará normalmente (mesmo sabendo que irá estar algumas voltas atrás), ou seja, o piloto pode voltar para a corrida no momento que quiser.

XIV – PONTUAÇÃO EXTRA: VOLTA MAIS RÁPIDA

a) Será creditado 1 (um) ponto extra para o piloto que fizer a volta mais rápida de cada corrida.

b) Caso dois pilotos tenham feito o mesmo tempo de volta, o ponto será creditado ao piloto que fizer a volta, primeiro.

XV – PONTUAÇÃO EXTRA: FÃ POINT

Para o ano de 2020 também haverá 1 (um) ponto extra para o piloto de cada categoria, que obtiver mais curtidas na foto da etapa divulgada nas redes sociais, exclusivamente no Facebook e no Instagram, não sendo aplicado para outras redes sociais, como Linkedin, Pinerast, Youtube, etc.

a) Para participar o piloto deverá postar após as etapas, uma foto pessoal, do campeonato CKC, no Kartódromo onde está sendo realizado o campeonato. Essa postagem deverá conter 3 (três) hashtags obrigatórias, sendo 2 delas sempre fixas e a última comunicada pela organização sempre no dia do evento.

Exemplo:

A organização definiu que as hashtags fixas para o campeonato realizado no Itália são: #ckc #italia_categoria (#italia_pesados; #italia_master). A terceira hashtag será comunicada e definida pela organização no briefing de cada categoria, como exemplos: #primeiraetapa, ou #ckc2020, ou #ckc10anos, e por aí vai.

b) O fechamento da contagem das curtidas sempre ocorrerá no último dia do mês em que ocorreu a etapa.

c) Caso o piloto participe de mais de uma categoria, deverá obrigatoriamente, possuir 1 foto postada para cada categoria com as respectivas hashtags, caso contrário, se o piloto utilizar apenas 1 foto/postagem para 2 ou mais categorias, será considerada apenas a categoria que aparecer na hashtag primeiro.

d) Além das hashtags também será analisado a data de postagem da publicação nas redes sociais, e esta nunca deverá anteceder a data da etapa, caso contrário, a contagem da publicação será inválida.

e) A hashtag que pode mudar de uma etapa para outra, poderá ser alterada pela organização a qualquer momento. Fique atento!

XVI – PONTUAÇÃO DAS ETAPAS CLASSIFICATÓRIAS E PLAY-OFFS (POR BATERIA)

1º lugar 31 pontos 14º lugar 12 pontos
2º lugar 28 pontos 15º lugar 11 pontos
3º lugar 26 pontos 16º lugar 10 pontos
4º lugar 24 pontos 17º lugar 09 pontos
5º lugar 22 pontos 18º lugar 08 pontos
6º lugar 20 pontos 19º lugar 07 pontos
7º lugar 19 pontos 20º lugar 06 pontos
8º lugar 18 pontos 21º lugar 05 pontos
9º lugar 17 pontos 22º lugar 04 pontos
10º lugar 16 pontos 23º lugar 03 pontos
11º lugar 15 pontos 24º lugar 02 pontos
12º lugar 14 pontos 25º lugar 01 ponto
13º lugar 13 pontos Desclassificação 00 ponto

 

XVII – BÔNUS PARA OS PLAY-OFFS

a) Após a 7ª etapa, encerra-se a fase CLASSIFICATÓRIA, onde os pontos dos pilotos serão totalizados após a aplicação do descarte obrigatório. A partir desse resultado, define-se o líder e seus seguidores.

b) Em seguida, os pontos de todos os pilotos serão ZERADOS, e cada piloto carregará um BÔNUS para os PLAY-OFFS conforme descrito a seguir.

c) CATEGORIAS SIMPLES (UMA BATERIA): O líder receberá um BÔNUS de 60 (sessenta) pontos e os demais, receberão de Bônus proporcional de pontos (números inteiros mantidos, decimais descartados) em relação ao líder.

d) CATEGORIAS DUPLAS (DUAS BATERIAS): O líder receberá um BÔNUS de 120 (cento e vinte) pontos e os demais, receberão de Bônus proporcional de pontos (números inteiros mantidos, decimais descartados) em relação ao líder.

Classificação Pontos
Classificação
% Real Pontos
Calculados
Bônus
(Categ.1 Bateria)
1º lugar 190 pontos 100 % 60,0 pontos 60 pontos
2º lugar 182 pontos 95,7 % 57,4 pontos 57 pontos
3º lugar 180 pontos 94,7 % 56,8 pontos 56 pontos
4º lugar 175 pontos 92,1 % 55,2 pontos 55 pontos
5º lugar 160 pontos 84,2 % 50,5 pontos 50 pontos
6º lugar 150 pontos 78,9 % 47,3 pontos 47 pontos
7º lugar 140 pontos 73,6 % 44,2 pontos 44 pontos
8º lugar 120 pontos 63,1 % 37,8 pontos 37 pontos
9º lugar 112 pontos 58,9 % 35,3 pontos 35 pontos
10º lugar 95 pontos 50 % 30,0 pontos 30 pontos

 

XVIII – CONVIDADOS

a) O piloto que entrar na etapa como “CONVIDADONÃO PONTUARÁ NO CAMPEONATO;

b) O piloto que entrar na etapa como “CONVIDADO” poderá subir no pódio e ganhar troféu, caso consiga chegar entre os 5 primeiros da categoria. O “piloto convidado” é aquele que vem correr uma etapa e não está inscrito no campeonato. O resultado desse piloto não será considerado na pontuação e com isso a classificação dos pilotos INSCRITOS no campeonato será recalculada, para efeito de pontuação no campeonato. O valor para convidado é fixo para todas as categorias;

c) As penalizações para piloto CONVIDADO (ADV e/ou StopGo) serão aplicadas em forma de tempo: 15 segundos. Esse critério visa proteger e evitar problemas com os pilotos que estão disputando o campeonato normalmente.

XIX – CAMPEÃO + CRITÉRIO DE DESEMPATE

a) No final do campeonato, por meio da somatória de pontos BÔNUS + PLAYOFFS (com 1 descarte obrigatório), o piloto CAMPEÃO será o que somar o maior número de pontos. Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios:

1 – Piloto com o maior número de vitórias na temporada (CLASSIFICATÓRIAS + PLAYOFFS).
2 – Piloto com o maior número de segunda colocação na temporada (CLASSIFICATÓRIAS + PLAYOFFS).
3 – Piloto com o maior número de terceira colocação na temporada (CLASSIFICATÓRIAS + PLAYOFFS).
4 – Piloto com o maior número de quarta colocação na temporada (CLASSIFICATÓRIAS + PLAYOFFS).
5 – Piloto com o maior número de quinta colocação na temporada (CLASSIFICATÓRIAS + PLAYOFFS).
6 – E assim, consecutivamente.

XX – PREMIAÇÃO / PÓDIO

Em todas as etapas, os 5 (cinco) primeiros pilotos de cada bateria receberão troféus exclusivos do CKC.

No PÓDIO, é OBRIGATÓRIO a presença do piloto vestindo a CAMISETA do CKCO NÃO cumprimento dessa obrigatoriedade, acarretará na PERDA DE MENOS 2 pontos.

XXI – PUNIÇÕES / PERDA DE PONTOS / OBSERVAÇÕES

a) Se “Bater ou derrubar” a caixa do pit-stop, cones ou pneus, punição de MAIS 35 (trinta e cinco) segundos.

b) Cada punição sofrida pelo piloto acarretará na perda de MENOS 5 pontos, Ex: o piloto que receber uma bandeira de advertência perderá MENOS 5 pontos. Se o mesmo piloto receber também uma bandeira de “Stop and Go” perderá novamente MENOS 5 pontos, totalizando MENOS 10 pontos.

c) O piloto que não obedecer à bandeira azul facilitando a ultrapassagem será advertido e perderá MENOS 5 pontos.

d) O piloto que chegar após a pesagem e impressão das folhas do Briefing da categoria perde MENOS 2 pontos.

e) Em todas as etapas, o piloto é obrigado a utilizar o logotipo do CKC no macacão ou a camiseta do CKC por cima do macacão. O piloto que não estiver cumprir essa determinação, perderá MENOS 4 pontos.

f) O limite de advertências por piloto será de 01 (uma) bandeira por etapa; a 2ª (segunda) advertência acarretará em “Stop and Go” ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

g) Os pilotos têm a obrigação de obedecer às bandeiras. O desrespeito a essas orientações poderá causar punições por parte da organização. Punição para este caso: bandeira de advertência ou “Stop and Go”, ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

h) O uso de protetor de pescoço é obrigatório para a participação nas corridas. Caso o piloto não utilize, será punido com uma advertência equivalente a MENOS 4 pontos e largará em ÚLTIMO LUGAR. O modelo do protetor de pescoço fica a critério do piloto. Pode ser utilizado o modelo de espuma. Recomendamos o uso deste.

i) Fica a direção de prova obrigada a cancelar a largada quando qualquer piloto acenar o braço ou cruzá-lo (sinal de X) antes de erguida a bandeira de largada ou caso encontre alguma irregularidade.

j) Caso quebre no meio da corrida, o kart será trocado e o piloto voltará na posição que conseguir, respeitando a segurança e a integridade dos outros pilotos. Após o mecânico identificar a quebra do kart, o piloto deverá ir até o Box para sorteio de outro kart e voltar a corrida. Punição para este caso: bandeira de advertência ou “Stop and Go” ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

k) É proibida a ultrapassagem quando acenada a bandeira AMARELA. Punição para este caso: bandeira de advertência ou até mesmo stop and go ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

l) É extremamente proibido EMPURRAR o kart da frente (o famoso “trenzinho”) para se distanciar do grupo de trás. Punição para este caso de MAIS 15 segundos: bandeira de advertência ou até mesmo “Stop and Go” ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova. O esporte é individual portanto faça a sua corrida sozinho.

m) É extremamente proibido QUEIMAR LARGADA para tirar vantagem. Punição para este caso: MAIS 15 segundos de punição na corrida ou até mesmo stop and go ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

n) É extremamente proibido CORTAR CAMINHO para tirar vantagem. Punição para este caso: MAIS 15 segundos de punição na corrida ou até mesmo “Stop and Go” ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

o) No caso de receber bandeira AZUL, a fim de facilitar a passagem dos líderes ou dos pilotos melhor colocados, o lado correto para se dar a passagem é sempre o lado preferencial da curva, ou seja dê passagem para o outro piloto do lado de DENTRO.

p) Ao defender a posição, o piloto deverá escolher um lado da pista e permanecer no mesmo, voltando somente para tangenciar. Não será permitido ao piloto mais de 01 (uma) troca de lado (chamado zig-zag) por volta. Punição para este caso: bandeira de advertência ou “Stop and Go” ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

q) O piloto que perdeu a posição com seu adversário que colocou 50% do kart ao lado deverá deixa-lo passar. Isso é regra básica do Kartismo, ou seja, colocou do lado perdeu a posição.

r) O piloto não pode mexer no kart. Caso isso ocorra, antes ou durante a corrida, o piloto será DESCLASSIFICADO.

s) Na ocorrência de uma colisão durante a corrida, o piloto é obrigado a permanecer dentro do Kart até que um dos fiscais o posicione novamente em condição de corrida.

t) Condutas anti-desportivas, como batidas e toques intencionais que prejudiquem algum piloto, não serão aceitas sendo passíveis de punição pelo diretor de prova. Punição para este caso: bandeira de advertência ou stop and go ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova.

u) Não serão toleradas quaisquer atitudes, GESTOS e/ou AGRESSÕES que possam abalar a união do grupo de pilotos. A punição para este caso será avaliada no decorrer da prova ou depois. Punição para este caso: bandeira de advertência ou stop and go ou bandeira preta. O critério de escolha de qual punição aplicar ficará ao cargo do diretor de prova e análise para SUSPENSÃO ou até mesmo EXCLUSÃO do campeonato.

v) Não será tolerado qualquer tipo de debate em redes sociais, salas de bate papo, blog´s, entre outros, onde for identificado algum tipo de má conduta do piloto com palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, falta de respeito, agressão ou frases escritas direta ou indiretamente envolvendo de Pilotos, nome do CKC ou nome dos fundadores que venha a ferir a índole de outros pilotos. Punição para este caso será SUSPENSÃO ou diretamente EXCLUSÃO do campeonato e do CKC. Além de estar apto a levar punição através do Código Penal Brasileiro.

w) Não serão tolerados gestos obscenos, palavra de baixo calão (conhecido como palavrão), tanto entre os pilotos como entre os familiares. Punição para este caso será SUSPENSÃO ou até mesmo EXCLUSÃO do campeonato.

x) Lembre-se, estamos em ambiente familiar, portanto comportem-se após as corridas. Zelamos pelo ambiente familiar.

y) No caso de SUSPENSÃO ou EXCLUSÃO não será devolvido o dinheiro, portanto fique atento.

z) O piloto que faltar e não realizar o pagamento da mensalidade será automaticamente REMOVIDO, seus pontos zerados e sua vaga será disponibilizada a outro piloto que estiver na fila de espera. O sistema é automático.

aa) O piloto que for punido, mas que tenha VIDEO comprovando que não tem nenhum envolvimento no acidente ou que prove a sua pilotagem limpa, então o mesmo pode apresentar ao diretor de prova onde irá analisar e verificar se retira ou mantem a punição. Adiantamos que o vídeo deverá ser inteiro e sem cortes e com seu próprio notebook ou link, (pois já houve casos de edição/cortes do vídeo, omitindo o erro). O prazo de envio do vídeo será até as 18h00 do dia seguinte da realização da etapa. Vídeos fora desse prazo, serão recusados. A organização não irá emprestar nenhum notebook ou equipamento para a visualização e identificação dessas imagens. Caso ocorra alguma mudança posterior, após a realização do Pódio, através da verificação e comprovação de vídeos, fica informado que o Pódio é promocional e os troféus NÃO serão devolvidos e/ou trocados.

ab) RESPEITE sempre seu adversário, isso deve estar acima de tudo. O CKC É UMA FAMÍLIA.

XXII – CLIMA/TEMPO

a) O evento acontecerá normalmente, independente do clima.

b) A avaliação final para o cancelamento da prova ficará a critério do Diretor de Prova.

XXIII – DIRETOR DE PROVA

a) Será contratado um diretor de prova para o Campeonato, isento do kartódromo e CKC.

b) O diretor de prova poderá paralisar a corrida em caso de indisciplina por parte de um ou mais pilotos que tenham sido punidos com bandeira de Stop and Go ou Preta se permanecerem na pista por mais de 2 voltas.

c) O diretor de prova, se julgar necessário, poderá deixar a aplicação de uma punição em sub judice e, ao final da etapa, analisar e julgar o ato ocorrido durante a corrida, aplicando ou não punição ao(s) piloto(s) envolvido(s).

d) O diretor de prova é SOBERANO em todas as suas decisões contidas ou não neste regulamento.

XXIV – BANDEIRAS

start_end_flag green_flag yellow_flag black_white_flag
Largada
Gesticulada várias vezes, indica inicio da corrida
Verde
Indica que o alerta foi suspenso. Os pilotos podem voltar ao ritmo normal de corrida.
Amarela
Indica PERIGO. Os pilotos deve diminuir a velocidade e é proibida aultrapassagem.
Preta e Branca
Acompanhada de placa com número. Adverte ao piloto por conduta anti-desportiva.
Preta
Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto foi punido e deve dirigir-se ao parque fechado.
Branca
Indica que é a última volta.
Azul Claro
Indica que existe um veículo mais rápido se aproximando e que o piloto deve facilitar a ultrapassagem.
Vermelha
Indica que a prova foi interrompida.Os pilotos deve reduzir a velocidade e se preparar para parar a qualquer momento.
 
Preta e Laranja
Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto deve parar no BOX para sanar defeito ou cumprir punição.
Amarela e Vermelha
Indica falta de aderência na pista.
Quadriculada Preta e Branca
Quadriculada sempre agitada. Indica o final da prova.
 

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