Próximos Eventos

Dicas de pilotagem

Equipamento segurança:
Protetor de pescoço, protetor costela, luva, capacete, viseiras, macacão, sapatilha

 

Dicas 1 de Pilotagem

1) Qualifying:
Nunca dispute posição no Qualifying. Na primeira e segunda volta, aqueça os pneus e freios, force em algumas curvas para sentir a pista. (Lembre-se: acelere em linha reta e faça zigue-zague sem acelerar, pois isso aquece a embreagem.). Mantenha uma boa distância do kart da frente na volta que precede a Flying Lap e depois de terminado o Qualifying, na hora de compor o grid, aqueça o máximo que puder os pneus na distância de onde você estiver até o grid. Isso fará alguma diferença nas primeiras curvas.

2) Grid:
Chegando a sua posição de largada, não acelere mais, por causa da embreagem. Acelere apenas 1 segundo antes das luzes se apagarem, com o freio acionado para subir o giro (Lembre-se: quanto mais tarde você fizer isso antes das luzes se apagarem, melhor).

3) Largada:
No Kart Indoor é um Deus-nos-acuda, então a dica é fazer as duas primeiras curvas fechando o lado de dentro, pois sempre tem uns pilotos que usam de batidas na lateral de seu Kart nas curvas para permanecer na pista e conseguir a ultrapassagem. Os caras simplesmente não freiam, e como estão pelo lado de dentro, batem lateralmente no seu Kart no meio da curva. Ai, para você sobra a grama ou os pneus.

4) Corrida:
Nunca acelere e freie ao mesmo tempo. Se fizer isso em poucas voltas sua embreagem aquecerá e você perderá rendimento.

5) Ultrapassagens:
Por fim, “atazane” seu adversário. Coloque a cara de seu Kart toda a vez que puder, pois isso normalmente desconcentra pilotos menos experientes. Mas cuidado, faça isso apenas se estiver disputando posições na frente do pelotão, pois poderá ocorrer de que nestas disputas, os dois percam tempo, e se distanciem dos pilotos mais a frente. Às vezes é melhor armar bem um só bote certeiro. Se estiver em uma reta, quando o piloto da frente olhar para trás pela direita, vá para a esquerda, e vice-versa. Normalmente pilotos de Karts Indoor ficam loucos quando não conseguem ver os Karts que estão na sua cola.

 

Dicas 2 de Pilotagem

1) Movimentando as mãos no volante.
Quando você altera a maneira como você segura o volante ou muda a posição das mãos, você está confundindo os sinais de feedback que o kart esta lhe dando. Segure o volante da maneira que você gostar, mas mantenha as mãos em uma posição fixa para todas as manobras.

2) Virar o volante com muita força quando fazendo uma curva.
Suavidade é muito importante no volante. A melhor maneira de destruir suas chances de ser suave é virando o volante com muita força nas curvas. Apresente o seu kart nas curvas com suavidade e reduza os ajustes do volante o mínimo possível.

3) Deslizando o kart na saída.
Deslizando o kart na saída reduz a capacidade do pneu para acelerá-lo fora da curva. Quando saindo de uma curva você quer o volante o mais reto possivel. Um pequeno ângulo na direção é aceito, mais do que isso você vai diminuir o seu tempo.

4) Freiando com muita suavidade.
Você precisa atingir o limite dos freios quando começar a freiar. Caso contrário você não será capaz de encontrar o ultimo momento (lugar) para freiar.

5) Aumentando a pressão do freio na curva.
Aumentando a pressão do freio quando você entra em uma curva pode fazer o kart instável. De repente você vai encontrar seu kart de lado. Em vez disso, inicie com quase 100% de pressão no freio e liberá-lo suavemente quando chegar perto (antes) da curva. O kart vai se sentir sólido.

6) Chegar ao ápice o mais rápido possível, à custa da velocidade de saída.
Muitos pilotos atacam a entrada para a curva porque o kart lhes permite fazê-lo. Então eles atolam na saída, culpando um motor lento. Seje esperto e certifique-se de que está maximizando a velocidade de saída antes de começar a encontrar tempo na entrada da curva.

7) Olhando curto.
Muitos pilotos não olham suficientemente para a frente através das curvas. Você precisa empurrar seu olhar para a frente, aponte sua visão pelo menos o comprimento de 3 karts antes de você atingir a saida do ápice. Ayrton Senna dirigia pensando no que estava acontecendo a 100-200 metros na frente de seu carro. Focalize em onde você quer ir, não em algo que você quer evitar.

8 ) Dirigindo enquanto pensando na dinâmica do kart.
Pilotos inteligentes são difíceis de ajudar porque estão sempre pensando na dinâmica de seu kart durante uma corrida. Esqueça tudo isso, esvazie sua mente e apenas dirija, ou você estará sempre alguns décimos curto de seu potencial.

9) Usando muito o volante.
A chave de como ser rápido é imaginar que o volante retarda tanto quanto o freio. Use o volante com moderação. É como o freio, cada grau a mais que o volante está sendo virado está causando a perda de velocidade.

 

Dicas 3 de Pilotagem:

A negociação de ultrapassagem com retardatários é o melhor momento para ganhar (ou perder) posições. Deve-se triplicar a atenção, procurar ficar bem visível e ser decidido (mas sem correr riscos excessivos). Tente antecipar o movimento do retardatário e, principalmente, cuidado com algum erro que ele possa cometer e que venha a atingir você. Deixe sempre uma margem de segurança que livre você de ir parar nos pneus ou no muro ou, ainda, em cima do retardatário (ou embaixo dele).

Se estiver atacando alguém que negocia com retardatários, tente ficar o mais próximo possível, para se aproveitar de alguma possível confusão entre os dois. Tenha cuidado para não sobrar pra você também. Como os karts de Indoor têm reações lentas é difícil se beneficiar das lambanças dos outros, mas é muito fácil se envolver nas confusões deles.

Numa situação normal de disputa de posição em que você não tenha que se preocupar também em defender a sua, ultrapassar alguém de habilidade e kart equivalentes é tarefa muitíssimo difícil no Indoor. Estou falando, é claro, de disputas estritamente leais. Não trataremos aqui de expedientes deselegantes. Faça uma perseguição implacável e, principalmente, estude os pontos em que você é superior ao adversário.

Sabendo de suas vantagens relativas, avalie primeiro se em algum dos pontos identificados é possível a ultrapassagem. Se for, planeje a manobra (se possível, induza-o a achar que sua tentativa vai ser em um local distinto daquele que você escolheu). Ensaie mentalmente a manobra. Em geral, a preparação da ultrapassagem começa algumas curvas antes do local onde o movimento vai ser executado.

A ultrapassagem tem que ser implacável. Não hesite. Trate de não dar margem a qualquer reação. Lembre-se que, provavelmente, se não for um adversário ingênuo à sua frente, esta será sua primeira e última chance no lugar escolhido. Se não passar, trate de arrumar outro golpe. De qualquer forma, no Indoor, a situação mais provável de ultrapassagem está associada ao erro do adversário. Mantenha a pressão e fique por perto.

 

Dicas 4 de Pilotagem

1) Antes de fazer uma ultrapassagem, recomendamos estudar os pontos seguros para tal. Cada circuito tem seus pontos de ultrapassagem específicos. É essencial fazer uma análise de qual trecho é possível obter um desempenho melhor que o adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem.

2) Na defesa de posição na pista, o piloto poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito, sendo vedada a realização da manobra conhecida como “zigue-zague” (entrada e saída do traçado mais de uma vez). Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem causar perigo ao adversário que está para ultrapassá-lo e a si próprio.

3) Se dois pilotos contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar o carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista. Esta conduta é altamente imoral. É importante saber perder a posição caso não se consiga mantê-la no momento e focar a concentração para ter a chance de retomá-la mais à frente.

4) Alguns pilotos têm o costume de achar que o carro que está tomando uma volta deve se atirar para qualquer canto, deixando-o passar em qualquer local. Esta não é a conduta correta a ser seguida. O piloto mais rápido deve esperar o momento em que a pista possibilita um espaço para que o carro à frente facilite a passagem sem que ambos se prejudiquem.

5) Além disso, há situações em que nos deparamos com vários carros retardatários brigando por posição. Nesse caso é necessário esperar e encontrar espaço suficiente para passar com segurança. O carro retardatário não é obrigado a facilitar a ultrapassagem nesse tipo de situação. Porém, este não poderá defender sua posição, como mudar o traçado correto contra o piloto que está para lhe colocar uma volta.

6) É muito importante frisar que o carro retardatário não deve sair da pista, ou “parar” para que o piloto que vem para colocar uma volta ultrapasse. Entretanto, o carro retardatário não pode, sob qualquer hipótese, defender a posição. Sempre que possível o retardatário deve facilitar a passagem, como descrito acima, lembrando que o piloto que irá fazer a ultrapassagem é que tem que escolher o melhor ponto para isso.

 

Dicas 5 de Pilotagem

Não existe um código de conduta ou um regulamento sobre como o piloto deve se portar durante a corrida, como deve defender a sua posição ou sobre como deve atacar um adversário durante uma disputa por posições. A graça do automobilismo está na surpresa, no inesperado, mas, deve haver limites quando o assunto é disputa de posições.

Ninguém gosta de levar uma fechada de um outro piloto em uma disputa por posições ou, pior ainda, sofrer uma batida nesta situação. Mas, fechar a porta durante uma tentativa de ultrapassagem é algo válido, interessante e necessário até, mas deve ser feita com limites.

Portanto, achei de bom grado colocar aqui algumas dicas sobre limites ao se disputar uma posição:

O piloto que está na frente e está sendo pressionado por um adversário pode mudar o seu traçado, pode tentar dificultar a vida do que vem atras, mas desde que tenha limites e o adversário ainda encontre-se atrás do seu kart, sem ter tentado a ultrapassagem. Neste caso, o piloto que vai à frente pode mudar a trajetória, ir para a direita ou para a esquerda, antecipar ou retardar a freada, conforme a necessidade de sua defesa de posição exigir. Quando o piloto que vem na posição imediatamente atrás, e inicia uma manobra de ultrapassagem, o piloto que vai à frente já deve tomar mais cuidado, pois permitiu que o adversário iniciasse a manobra de ultrapassagem, portanto, deve ter cuidado ao tentar fechar a porta. Como o piloto de tras já colocou de lado, mas ainda encontra-se atrás, o piloto que vai à frente ainda pode fechar a porta, pois ainda é possivel fazer isso sem causar um acidente, mas deve tomar o cuidado de tentar colocar o seu kart à frente do adversário e não jogar o seu kart em cima do kart do adversário.

Quando o piloto que vem atrás já encontra com 50% do seu kart ao lado do que vai à frente, ou totalmente lado a lado, a conduta de um bom piloto define que o piloto que está sofrendo o ataque já não pode mais tentar fechar o que está atacando, podendo somente manter a sua trajetória e tentar frear mais tarde na entrada da curva ou tentar tracionar melhor na saída da curva, de forma a manter a sua posição de forma limpa.

O bom piloto é aquele que sabe reconhecer quando não dá para evitar uma ultrapassagem e, ao invés de jogar seu kart contra o adversário em uma tentativa desesperada de se evitar a perda da posição, permite a ultrapassagem e posiciona-se para dar o xis na mesma curva ou na seguinte. Para os que não conhecem a terminologia do automobilismo, “dar o Xis” é você ultrapassar um adversário que acabou de lhe ultrapassar, retomando a posição que foi perdida momentos antes.

Claro que isso aqui são somente dicas para uma melhor conduta em pista, para se evitar acidentes desnecessários, pois, ninguem gosta de bater quando está correndo, e menos ainda quando a batida é causada por erro de uma outra pessoa, e, uma batida somente, causada por uma manobra mal calculada em uma tentativa de ultrapassagem ou defesa de posição, é suficiente para estragar toda a bateria, comprometendo a pontuação em termos de campeonato, sem falar que pode gerar uma discussão ou briga, devido aos ânimos exaltados.

Portanto, sejamos duros e competitivos na disputa por posições sim, mas sejamos leais e saibamos reconhecer quando não dá para evitar a ultrapassagem e não causemos acidentes desnecessários. A nossa diversão e a nossa integridade física agradecem!

 

Ayrton Senna (1960-1994) – (Do livro Competência Emocional)

“Meu objetivo não é ganhar uma série de corridas neste ano. Meu objetivo é dar o máximo e o melhor de mim. Minha motivação é a busca da perfeição, a busca de me aperfeiçoar sempre, de aprender sempre. Talvez nunca se chegue à perfeição absoluta, mas meu objetivo é chegar lá.”

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

 

Do livro “Race Kart Driving” de Bob Bondurant – 2002

“Há apenas três coisas que você pode fazer com um kart – pode guiar, pode acelerar e pode frear. O segredo de pilotar rápido um kart é fazer estas três coisas o mais suavemente possível. É claro que você tem ser agressivo para conseguir tirar cada décimo de segundo de velocidade do kart, mas isso tem que ser feito com o máximo de suavidade e leveza possível. Na verdade, a maioria das pessoas fica muito surpresa quando finalmente percebem o quanto de sutileza este esporte requer. Muitas pessoas acham que a pilotagem em uma corrida de qualquer tipo de kart ou de carro significa em dirigir velozmente, de forma temerária e agressiva ao redor da pista. Estão errados! Na verdade, quanto mais suavemente você pilota, mais rápido será. No fundo, quanto menos você fizer duas dessas três coisas – virar o volante e frear – o mais rápido será. Você terá mais aderência e menos atrito quanto menos virar o volante. E se pressionar menos os freios, terá mais aderência, além de mais impulso. Tudo se resume em dizer que quanto mais aderência tiver, mais rápido você poderá pilotar.”

Nossos Patrocinadores

         
   

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful